quinta-feira, agosto 24, 2006

IGREJA PRESBITERIANA DE FÊNIX



IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

SOMOS CRISTÃOS HISTÓRICOS

NOSSA IDENTIDADE

A Igreja Presbiteriana faz parte da igreja de Cristo sobre a face da Terra. Nossa fé está baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo e dos apóstolos, e proclamamos o senhorio de Jesus Cristo sobre tudo e todos.

Fundamentada nos mesmos princípios da fé da igreja do novo testamento do século XVI, iniciado com Martinho Lutero na Alemanha e foi estabelecido na Europa pelo trabalho do João Calvino.

Assim como outras igrejas protestantes nascidas no mesmo período e Igreja presbiteriana elaborou sua confissão de fé chamada confissão de fé chamada confissão de fé de Westminister, e os seus catecismos que expões com clareza os fundamentos de sua fé.

O presbiterianismo chegou ao Brasil em 1859, através do missionário norte americano Ashbel Green Simont e , desde então temos crescido em números e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo.

Somos bíblicos.

Nós crescemos e aceitamos a Bíblia como palavra de Deus. Afirmamos que somente a Bíblia pode mostrar a vontade de Deus para nossas vidas e, por isso, é a única regra plenamente válida para nossa fé e nossa prática. Consideramos falsas qualquer doutrina ou atitude que possa contrariar o ensino da palavra de Deus.
Como cristãos bíblicos, reconhecemos como fundamentais os seguintes princípios das escrituras:
• Há um único Deus, vivo e atuante que subsiste em três pessoas; _ Pai - filho - e Espírito Santo - que são iguais em sua existência e digno de todo louvor e adoração.
• Jesus Cristo o filho de Deus, fez-se carne e viveu entre nós, morrendo na cruz por nossos pecados sendo, por isso, Salvador de todo aquele que confia nele;
• Após ser morto e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos e foi levado aos céus;
• Jesus Cristo enviou o espírito Santo para habitar naqueles que lhe pertencem, seu povo escolhido, a sua Igreja;
• No fim dessa era, que não sabemos quando se dará Cristo retomará glorioso para levar os que são seus, julgar o mundo e estabelecer o seu reino eterno.
. Em obediência aos ensinos de Cristo através das escrituras celebramos os dois sacramento instituídos por ele:

BATISMO E A CEIA DO SENHOR e cremos que estes sacramentos não têm poder em si mesmos mais que, quando são recebidos pela fé Deus comunica a sua graça aos que crêem. O batismo é a demonstração visível entre Deus e nós e nossos filhos. Cremos que o que nos purifica de todo pecado é o sangue de Jesus, e não a água.

A ceia do Senhor comemora e relembra a morte de Cristo a nosso favor. Cremos que não há nada de mágico no pão e no vinho, que continuam sendo o que são, mas que Deus nos alimenta espiritualmente quando praticamos com fé deste sacramento. A ceia de Senhor não é exclusivamente dos presbiterianos, mas é aberta a todos os que confessam publicamente sua fé em Jesus como Senhor e salvador de suas vidas, ainda que membro de uma outra Igreja evangélica.

Somos presbiterianos:

O nome presbiterianos vem do novo testamento onde os líderes das igrejas eram chamados de presbíteros (que quer dizer anciãos). Estes presbíteros são eleitos pelos membros da igreja para liderar e supervisionar a congregação. O grupo de presbíteros que dirigem uma igreja é chamado de conselho, cujo presidente é o pastor da igreja também eleito pelos membros.



NOSSA HISTÓRIA
Os primórdios da Obra Presbiteriana em Fênix, remontam, pelo que se sabe, ao ano de 1956, com a chegada da família “Thomé” para a região. Quando mudaram para Fênix, já se encontravam aqui radicados as famílias de Barnabé Campanha e de Agenor Camargo os quais, segundo consta das informações tomado, fazia apenas reuniões familiares em seus próprios lares.

A primeira Escola Dominical se estabeleceu no ano de 1958, na residência do irmão Antonio Roque de Lima, com 35 alunos matriculados. E o estabelecimento dessa escola deveu-se não só ao desejo dos irmãos de congregarem-se, mas também, ao estímulo que lhes emprestou o Reverendo José Rodrigues de Lima, pioneiro do presbiterianismo nessas plagas. Apesar de plagas. Apesar de serem precárias as acomodações, esta Escola funcionou durante dois anos na residência do irmão Antonio Roque. Nesse ínterim chegaram para essa região crentes com procedência do Estado de Minas Gerais, as quais engrossaram de tal forma as grei presbiteriana, que se tornou prementíssima a construção de um salão de cultos, que pudesse abrigar melhor a Escola. Em 1960. sob a orientação do Reverendo José Rodrigues de Lima, foram adquiridas duas excelentes datas no perímetro urbano de Fênix, onde construíram não sem sacrifício, um modesto, porém bastante amplo salão de cultos. Hoje se encontram o Templo e a casa pastoral e ainda continuam os cultos escolas dominicais e reuniões.

Dias meses e, eis que os anos foram passando e com eles a persistente assistência pastoral, trouxeram como resultado o elevado número de aproximadamente 70 membros comungantes em 1964, quando jurisdicionados a Mandaguari, sentiram o desejo de se organizarem em Igreja, levando ao conhecimento do pastor pedido nesse sentido. Tramitado pelo Conselho da Igreja Presbiteriana de Mandaguari, foi levado ao Presbitério de Londrina, o qual em sua reunião ordinária de 02 de janeiro de 1965, em Arapongas, tomou conhecimento do pedido e deferiu resposta favorável, nomeando a Comissão o Reverendo Jalmar Latheu e o Presbítero Daniel Becker para, em data aprazada efetuarem essa organização, pelo que na data de 02 de maio de 1965, às 14,00 horas é declarada organizada a Igreja Presbiteriana de Fênix, tudo conforme preceitua a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil. Uma vez organizada, essa igreja fica entregue ao pastorado do Reverendo José Rodrigues de Lima, que trabalhou o campo, semeou e viu jubiloso o fruto de seu trabalho.

Desse trabalho temos frutos muito importantes, sendo a Igreja de Fênix, responsável pela organização da Igreja Presbiteriana de Barbosa Ferraz, Ivaiporã e Quinta do Sol, as quais são nos dias de hoje grandes bênçãos na seara do Mestre.

O trabalho na Igreja Presbiteriana de Fênix se encontra nos dias de hoje jurisdicionado ao Presbitério Vale do Ivaí, com sede em Campo Mourão.




ATIVIDADES NO TEMPLO
DOMINGO:
9:00 h– Escola Dominical
19:30 h –Culto de Adoração
QUARTA-FEIRA:
19:30 – Estudo Bíblico
QUINTA-FEIRA
20:00 - Discipulado
SEXTA FEIRA:
19:30 h – Culto nas residências



QUEM SOMOS

Tiana

PARA PENSAR

“A flor não nasceu para decorar uma casa, embora o morador pense o contrário.”

Carlos Drummond de Andrade


Nenhum comentário: